Northwest Green Home Tour . Seattle

O bom de morar em cidade grande (ou pelo menos perto como eu moro) é aproveitar tudo que a cidade oferece. Mês passado em Seattle (e seus arredores) teve o Northwest Green Home Tour que era um tour onde pessoas que construíram casas ecológicas abriam as portas pra gente espiar, tirar duvidas, trocar idéias e aprender um pouco sobre esse método construtivo sustentável.

O tour estava disponível online e era gratuito, só tinha que se inscrever e imprimir o ticket, e na primeira casa que você fosse ganhava uma pulseirinha que garantia a entrada nas outras casas também. O tour era pra dois dias, algumas casas só abriam no sábado, outras só no domingo e outras o fim de semana todo.  O site informava tudo com detalhes, endereço, tipo de construção para você poder escolher as que mais lhe interessavam…Tudo muito organizado!!! Todas as informações que você precisava estavam disponíveis nesse site aqui inclusive mapas e guias prontos para baixar!

Escolhemos três casas para visitarmos. Começamos na mais próxima de nós na cidade de Shoreline. O bacana desta casa é que a designer e o construtor estavam presentes, então eles deram explicações detalhadas, tinham fotos das etapas da obra na parede o que foi super bacana! Pudemos conversar com o dono que acabou nos contando que a casa ecológica saiu um pouco do orçamento e ele meteu a mão na massa e fez pintura, instalou azulejos, espelhos e móveis! Adoro essa pegada mão-na-massa!!! A casa ficou show de bola e eles usaram inclusive o compensado de tapume para fazer móveis! Ficou sensacional!

IMG_4864Aqui o quarto do casal que era uma suíte no térreo. Note que o piso todo é feito de cimento queimado uma alternativa barata e que dá uma cara moderna/industrial pra casa!

 

 

IMG_4865

A sala tinha pé direito duplo com esse mezanino aí meio multifuncional. Servia de sala de TV e escritório ao mesmo tempo!!!

 

IMG_4863

 

 

Esse banheiro é o da suíte e a parte bacana dele é que também é multiuso, tendo duas portas de acesso, pelo quarto e pela sala. Assim funciona como lavabo e banheiro para suíte ao mesmo tempo! Genial!

 

 

Na nossa segunda visita, a dona não queria que tirássemos foto, por isso só tenho fotos externas, a casa ficou bem bacana, três pisos onde o superior era um escritório mais reservado, espaço para pensar em paz! (acho que a dona da casa era escritora!). No segundo piso eram os quartos e lavanderia. E no piso térreo se encontravam as áreas sócias e garagem.

IMG_4866 Essa era a segunda casa, que na real a dona não quis que tirasse foto mas já tinha batido essa daí então coloquei. Esse era o piso térreo onde encontrava-se essa sala com cozinha e uma porta de acesso a parte do fundo.

 

 

IMG_4867 IMG_4868

O projeto da casa sustentável era esse com todo o uso de iluminação e ventilação natural (quando possível). A casa ainda estava finalizando mas mesmo assim os moradores abriram as portas pra gente!

 

A última casa que visitamos foi sem dúvida alguma a mais impressionante. Era uma casa flutuante!!!!A casa tinha três níveis sendo um completamente submerso com “janelas” como se fosse um aquário. No piso principal estavam as áreas sociais incluindo uma lareira a gás. No piso superior um mezanino com um quarto, e no piso inferior dois quartos. As bancadas de quartz eram feitas com vidro reciclado. A casa flutuante contava com bastante iluminação e ventilação natural, com portas de correr grandes no piso térreo com a vista maravilhosa de Seattle.

IMG_4892Ao entrar na casa flutuante a visão era de um piso aberto onde se encontrava a cozinha, sala e a escada de acesso para o pavimento superior. A sala tinha até lareira a gás e manja essa vista das portas de correr!!! QUERO!

 

IMG_4894

 

Ao descer a escada vazada fechada com cabos de aço para proteção , encontravam-se dois quartos e a lavanderia.

Os quartos tinham essa janela tipo aquário, onde no pavimento superior havia um deck recortado para ali colocar plantas aquáticas. Dessa forma olhando pela “janela”deste quarto a visão seria das raízes das plantas.

 

IMG_4895Assim essas raízes atrairão peixes e sua janela será um verdadeiro aquário! Bacana demais!!!!

 

 

 

IMG_4897IMG_4896Subindo  essa escada tinha o mezanino com o quarto do casal e suíte. A bancada do banheiro da suíte era feita com esse material que imita um Quartz porém é feito  75%  de vidro reciclado e concreto, além de ser mega resistente!!! AMEI!

 

IMG_4899 O mezanino onde se encontrava o quarto do casal era suuuuper bem iluminado  e MEGA espaçoso!
Sem falar na vista né…só pra lembrar de novo!

 

 

 

IMG_4901

Eu achei a estrutura da casa flutuante muito interessante. No pavimento térreo o que segurava o mezanino era esta estrutura metálica preta. Notem as pisadas da escada em madeira compensada reciclada.

Como meu objetivo é um dia construir uma casa container ecológica visitar essas casas foi muito importante para o desenvolvimento do meu conhecimento com relação a materiais de construção (como o Mineral Wool para isolamento térmico), reaproveitamento de água, iluminação e ventilação natural.

Espero que esse Green Home Tour tenha inspirado vocês tanto quanto me inspirou! Até a próxima

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s